18 de set de 2011

EMEIF Santa Maria

Saudações Musicais!



Sexta feira passada, dia 16 de setembro, foi a vez da EMEIF Santa Maria no bairro Planalto Pici ser visitada pelo projeto Chorinho na Escola. Um encontro marcado pela visita da cavaquinista Brenna Freire que, solando grandes clássicos da música brasileira ao cavaquinho, arrancou aplausos eufóricos, e muitos sorrisos da garotada.  








Com o mesmo sentimento de alegria e musicalidade compartilhada por todos, nós do regional Quinteto Maturi queremos agradecer a turma que esteve presente nesta apresentação. Muito grato a todos os alunos, professores e coordenadores da EMEIF Santa Maria. Muito grato também Brenna Freire!

  

"APRENDER FAZENDO, AGINDO, EXPERIMENTANDO É O MEIO MAIS NATURAL, INTUITIVO E FÁCIL DE APRENDER"

                                             

















O número de estudantes que participaram, após a apresentação, do bate papo com os músicos para conhecer um pouco mais sobre os instrumentos, desta vez foi considerável! A maioria nunca tinha tido contato com esses instrumentos e poderam, nesta manhã, experimentar, conhecer, e trocar idéias com os músicos.




 Nós conhecemos um garoto muito talentoso chamado Rafael Pereira. Ele tem 13 anos e toca violão como gente grande. Rafael é compositor e nos mostrou uma de suas composições que pode ser verficado no vídeo a seguir:





Observando a letra da canção do Rafael, percebe-se nitidamente quais são suas influências musicais. O garoto é afinado, canta com propriedade, e a letra de sua música nos faz lembrar aqueles grupos de forró universitário. Se ele fosse vender sua composição para uma dessas bandas de "sucesso", com certeza esta ser tornaria um "hit". O menino tem talento, mas como ele não conhece outros sons, faz seu trabalho limitado às suas raízes musicais compondo com base naquilo que ele houve em casa, nas rádios, ouvindo o que seus pais ouvem.



    São projetos como este que trazem alguma diferença para garotos como Rafael. Ele não conhecia chorinho. Nunca tinha ouvido falar. Suas fronteiras musicais poderam ser um pouco mais alargadas naquela manhã em que, trocando idéias musicais e compartilhando suas experiências com as experiências dos músicos, percebeu que existe um vasto repertório de possibilidades sonoras.








Fizemos algumas gravações em alta qualidade neste dia, mas para postá-los, é preciso que sejam editados. Estamos providenciando este material e assim estiver pronto postaremos aqui!









Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário